quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Deu zebra!

Descubra o que são as estrias e como você pode evitá-las e até apagá-las!

Imagine. Você comprou aquele biquíni novo lindo de morrer para usar nesse verão. Passou natal, passou virada de ano e você resolve então ir à praia. Coloca seu biquíni novo e (AAAAAAAAAAA) você está com novas listrinhas no corpo. Logo chega o desespero, o que é isso, como veio parar aqui e o que eu faço para tirar. Don't worry honey, vamos explicar tudo para você.


•  Como uma estria aparece.
  Às vezes, quando você crese ou engorda bastante em um curto espaço de tempo, a elasticidade da pele não acompanha o processo. Aí, as fibras de colágeno, que dão firmeza à pele, se rompem e nascem as terríveis estrias. Os vasos sanguíneos tentam se reorganizar em torno da fibra que se arrebentou e elas ficam vermelhas. Só depois de cicatrizadas, as estrias ganham a cor branca.

•  Descubra qual tipo de estria você tem.
  Existem três tipos de estrias, que são diferenciadas por suas cores. De acordo com o tom, você consegue saber qual o tratamento mais indicado para a danada.

Vermelhas: ainda tem jeito! Elas são recentes e têm essa cor porque alguns vasos sanguíneos também se romperam juntamente com as fibras. São as que respondem melhor aos tratamentos.

Rosas: a cicatrização está em pleno vapor, por isso a estria mudou de cor. Mas ainda dá tempo de tratá-la.

Brancas: iiih, e agora? Nesse estágio, a estria está cicatrizada e é praticamente impossível apagá-la. O tratamento pode apenas melhroar o seu aspecto.

Aprenda a preveni-las.
 1 Tome bastante água para hidratar o corpo. Também vale incluir sucos naturais no cardápio. Umas boa hidratação melhora a elasticidade da pele.

2 Procure comer alimentos que reforcem as fibras de colágeno da pele, como proteínas animais (carne vermelha, frango e peixe), frutas com vitamina C (laranja , acerola) e zinco (frutos do mar).

3 Tente controlar o seu peso para diminuir o efeito sanfona, o famoso engorda-emagrece. Isso evita que a pele tenha esticamentos bruscos.

4 Diminua a temperatura do seu banho. A água quente remove a proteção natural da pele. Ela fica ressecada e com menor elasticidade, favorecendo o rompimento das fibras.

  Disfarce as linhas
  Creme à base de ácido glicólico ou retinoico: vai ser indicado pelo seu dermatologista e descama a pele, ativando a produção de colágeno na área. É indicado para estrias vermelhas e rosadas. Preço: R$70, em média.

  Luz pulsada: um aparelho emite raios que estimulam a reconstrução da fibra. Só evite se sua pele for morena ou negra, pois pode manchar. Preço: R$500 por sessão. Em média, são necessárias cinco sessões. Melhora o aspecto das estrias em até 40%. Se combinado com o creme, tem a sua eficácia aumentada.


xo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ;)